Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG)
São sistemas que dão as informações necessárias para gerenciar as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.Um SIG pode incluir software que ajuda na tomada de decisão, recursos de dados, como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. Os SIGs possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:Relatórios programados, relatório de exceção, informes e respostas por solicitação, Relatórios em pilhas.
SI Transacional (SIT)
O principal objetivo do Sistema de Informação Transacional é obter, processar e fornecer todos os dados obrigatórios estabelecidos por regras de negócio e legislação, envolvidos com as funções básicas, que sustentam a operação da organização relacionadas com sua missão, seus programas e seus projetos.Tais sistemas objetivam, assim, apoiar a execução automatizada parcial e/ou total de tarefas rotineiras estruturadas, em que são claros os procedimentos, as regras de decisão e os fluxos de informação, e visa a eficiência, traduzida pela redução de custos e tempo ou, ainda, por aumento de produtividade.Algumas características: Processa grandes volumes de dados, necessita de alta velocidade de processamento devido ao alto volume de dados, a maioria das fontes de dados é interna e a saída é destinada principalmente a um público interno. Isto é, as transações estão preponderantemente vinculadas ao atendimento das necessidades de processamento departamentais. Entretanto, os clientes externos e parceiros de negócio podem contribuir com dados e usar diretamente os dados de sidas do SI Transacional, a possibilidade de consultar arquivos e bando de dados é imprescindível etc.
Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)
É uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha. O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor.
Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo
Vale lembrar que algumas decisões são tomadas em grupos abrangendo diversas visões sobre um mesmo tema. Para atender a essa situação foram desenvolvidos os Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo (SADG) que convergem diferentes pontos de vista em uma solução comum. Uma grande vantagem desse sistema é a participação de vários gerentes de diversas filiais em cidades diferentes no processo decisório, utilizando-se de ferramentas como: Rede Local de Decisões, Sala de Decisões, Rede Remota de Decisões e Teleconferência.
Sistema de apoio ao executivo
É um Software (programa) criado para facilitar e agilizar a administração de um executivo.É um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada.O SAE traz muitos benefícios à organização, dentre os quais destacam-se:
Analisa, compara e destaca as tendências;
Amplia a abrangência de controle da alta administração;
Acelera o processo de tomada de decisão;
Melhora o desempenho administrativo.
Amplia a abrangência de controle da alta administração;
Acelera o processo de tomada de decisão;
Melhora o desempenho administrativo.
Como resultados do SAE, pode-se destacar:
Formulação de respostas;
Identificação de alterações nas condições do mercado;
Aprendizagem através do feedback.
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