Modelos de negócios na Internet
Modelos de negócio são as diversas formatações que os empreendimentos adquirem ao utilizar a Internet como canal primário ou secundário de comercialização.
Por meio da Internet criou-se uma nova estrutura digital para TI permitindo compartilhar informações por todos os setores das empresas que dependem cada vez mais dela para continuarem eficientes e competitivas, pois a comunicação é mais fácil, o custo é menor, e se adapta a qualquer plataforma computacional o que se diferencia das antigas redes proprietárias que eram utilizadas. Os parceiros comerciais têm comunicação direta 24H por dia sem intermediários e procedimentos ineficientes.
Exemplos de modelos de negócios na internet
- Comércio Virtual
Definição - Comércio virtual é a comercialização de produtos/serviços exclusivamente pela Internet, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.
Conceito - Como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações ou entre estas e indivíduos, ou entre indivíduos, permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.
O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio virtual. O mercado mundial está absorvendo o comércio virtual em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio virtual.
Estrutura - Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa,desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.
Através de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio virtual incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.
No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CDs, livros e demais produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo.
Vantagens do comercio virtual para as empresas -
A sua rede de loja(s), negócio esta disponível 24 horas, 7 dias por semana.
Possibilidade de desconto maior no produto tendo em vista o custo de contratação de vendedores e sem repasse de comissões aos mesmos.
Você não precisa alugar uma loja física e investir em decoração, vitrines, segurança e saneamento.
Reduzida probabilidade de erros de interpretação no circuito com o cliente , e mesmo com o fornecedor.
Poupança nos custos associados com o cliente e com o fornecedor.
Baixo tempo de entregas das encomendas.
Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro.
A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor. Um eficiente e atractivo portal de compras na Internet não necessita de um elevado investimento financeiro. O cliente escolhe por quem lhe dá mais confiança e melhor serviço.
Contacto permanente com todas as entidades intervenientes no processo, as interacção são mais rápidas, diminuindo os custos relacionados com a comunicação.
Conhecimento constante do perfil de clientes, seus hábitos e regularidade de consumos.
Rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções
No Brasil - Mais de 21 milhões de pessoas acessaram uma loja online em 2009, um número de expressão, mesmo levando em conta que dos 21 somente 12 milhões efetuaram uma compra (muitos ainda utilizam sites de loja para fazerem pesquisas de preços). De acordo com uma pesquisa feita pelo Datapopular mostrou que 61% dos internautas de baixa renda costumam conferir os produtos em lojas físicas antes de fechar a transação pela internet, ou tem medo de cometerem um erro no momento da compra e não encontram garantias nos varejistas virtuais atualmente, que façam eles transitarem da compra em loja física para a virtual. A insegurança ainda é um obstáculo que o e-commerce esbarra quando se trata do brasileiro de menor poder aquisitivo. No final de 2010, houve um recorde na vendas de produtos online, mais de 35% de crescimento em relação ao ano anterior.- Lojas Virtuais
No modelo das lojas virtuais se vende direto para clientes ou empresas individuais Corretoras de transações: Processa translações online.
- Conceito: Muito embora toda loja virtual seja um website, nem todo site é uma loja virtual. Existem inúmeras outras funções desempenhadas pelos sites além da venda direta, tais como divulgação institucional, compras, relações com fornecedores, treinamento de funcionários, e diversas outras. Esses sites não são considerados lojas virtuais, tendo em vista que lojas virtuais são sites de e-commerce, comércio eletrônico onde o cliente escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, em um processo totalmente on-line.
- Importância de uma Loja na Internet - As lojas virtuais tem papel fundamental para qualquer negócio na Internet. Nas lojas virtuais o visitante é apresentado aos produtos e, vai se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da premissa que os produtos são de interesse do visitante e estão sendo oferecidos a um preço justo, a decisão de compra vai depender da qualidade da loja virtual em transmitir informações precisas ao comprador (internauta); além da confiabilidade, facilidade de navegação e acima de tudo segurança.
- Estrutura básica das Lojas Virtuais - Lojas virtuais são uma série de sistemas que vão interagir com o usuário para que este realize ações que o levem a efetuar uma transação ou compra. Esses sistemas podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos. É fundamental que funcionem sem erros , com respostas ágeis e eficientes aos usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia. Você pode estar de férias, mas suas lojas virtuais deverão estar no ar atendendo seus clientes.
- Lojas Virtuais e Segurança de Transações - No mundo real, costuma-se dizer que nada é 100% seguro. Assim, nas lojas tradicionais existe uma margem de perdas considerada aceitável pelos comerciantes. Na Internet e nas vendas online esse princípio também é válido, porém é importante minimizar o risco. Os problemas que ocorrem com maior freqüência no caso das lojas virtuais são a Clonagem da loja, Invasão de sistemas e acesso a informações sigilosas. Esses tipos de problemas podem ser evitados com a certificação do site, encriptação do processamento das informações e demais medidas de segurança. Todas essas medidas são totalmente visívies e acessíveis aos empreendedores da Internet.
- Lojas Virtuais Divulgação Marketing e Parceiros - É importante o empreendedor virtual observar que para sua loja vender de forma adequada ao esperado, a divulgação de sua loja tem que ser feita, pois ninguém vai saber que você está vendendo online, se você não comunicar ao público. Por isso, sua loja virtual precisa estar antenada ao webmarketing ou marketing digital. Além disso seu sistema de venda online tem que demonstrar segurança e parcerias estabelecidas com empresas sólidas no mercado financeiro para realizar transações seguras financeiras do seu cliente. Hoje em dia esse tipo de parceria com bancos e financeiras está bem prático para as lojas virtuais.
Alunos: Katyellen Hattori e Natalino Jr.
0 comentários:
Postar um comentário