Dado X Informação : Dados são os fatos de uma forma primária. Exemplos : Nome de um funcionário, número de horas trabalhadas em um mês , número de peças em estoque, etc.
Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação.
Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação.
A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento são regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar , organizar e manipular dados , com a finalidade de torna-los úteis para uma tarefa específica.
Sistema : Um sistema é um conjunto de elementos que interagem para se atingir metas ou objetivos.Basicamente , um sistema possui os seguintes elementos :
- Entrada : envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.
- Processamento : envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto.
- Saída : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
Exemplos de Sistemas :
- Um sistema de produção recebe matérias-primas como entrada e produz produtos acabados como saida.
-Um sistemas de informação também é um sistema que recebe recursos ( dados ) como entrada e os processa em produtos (informação) como saída.
O conceito de sistema se torna ainda útil pela inclusão de mais um componente : feedback ou realimentação. A incorporação deste componente a um sistema faz com que este se torne auto-monitorado ou auto-regulado.
Feedback ou Realimentação é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.
Sub-sistema ou ambiente de sistema: Um sistema sempre funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um componente de um sistema maior, ele é um sub-sistema. A fronteira de um sistema separa-o de um ambiente e de outros sistemas. Vários sistemas podem ser conectados entre si por meio um limite compartilhado ou interface.
A forma na qual os elementos do sistema estão interligados é chamada configuração.As relações entre os elementos de um sistema são definidas através de conhecimento. Em muitos casos , saber o objetivo do sistema é o primeiro passo para se definir a forma como os elementos do sistema são configurados.
Classificação dos Sistemas : Os sistemas podem ser classificados como simples ou complexos, abertos ou fechados , estáveis ou dinâmicos , adaptáveis ou não adaptáveis , permanentes ou temporários.
Simples ou Complexos : Um sistema simples é aquele que possui poucos elementos ou componentes e a relação entre componentes ou elementos não é complicada e direta.
Já um sistema complexo possui muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados. Na realidade a maioria dos sistemas se situa em um estágio contínuo entre simples e complexo.
Aberto ou Fechado : Um sistema aberto interage com seu ambiente.Em outras palavras, ha um fluxo de entradas e saídas por todos os limites do sistema.
Um sistema fechado não há qualquer interação com o ambiente.Por isso é que existem poucos sistemas deste tipo.
Estável ou Dinâmico : Um sistema estável é aquele que mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema.
Um sistema dinâmico é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudança de seu ambiente.
Adaptáveis ou Não Adaptáveis : Os conceitos sobre adaptáveis e não adaptáveis estão relacionados a estabilidade e dinâmica. Um sistema adaptável é aquele que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras , é aquele que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente.
O sistema não adptável é aquele que não muda com o ambiente mutável.
Permanente ou Temporário : O sistema permanente é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais.
O sistema temporário é aquele que existirá por um curto espaço de tempo.
0 comentários:
Postar um comentário